Entre em Contato:
(41) 3078-7597
(11) 4765-6732

Atendimento das 9:30 às 18:00

Escritório: Rua Jacarezinho, 1480, Mercês - Curitiba - Pr.

      Serviços Jurídicos em Curitiba

DIREITO CIVIL

Serviços prestados pelo Escritório:

Contato:

Para entrar em contato e obter ajuda para qualquer de suas questões, agende uma consulta no (41) 3078-7597 ou (11) 4765-6732.

Veja mais serviços de outras áreas.

 

Acidente de Carro - Como Preservar seus Direitos

Uma das situações mais inconvenientes que pode ocorrer é a de um acidente automotivo onde a pessoa a principio diz que tem seguro e irá arcar com todos os custos e logo após a remoção dos veículos muda de posição e passa a afirmar que não irá pagar nada.

Pior, por vezes ainda usa a frase "se não esta contente vá procurar seus direitos!”.

Para evitar este tipo de situação extremamente desconfortável e desgastante emocionalmente, elaboramos este manual de procedimentos para que você possa fornecer elementos de prova suficientes para que seu patrono possa melhor realizar seu trabalho e preservar seus direitos.

1- Documentação - Se possível peça ao outro condutor que lhe mostre sua habilitação e os documentos do carro. Assim você já poderá pré avaliar as possibilidades de um acordo.

Caso este conceda, anote o nome completo do condutor, seu telefone e endereço. Anote também a placa do carro, modelo e cor, bem como o n. do chassi e renavam.

No mínimo, anote a placa modelo e cor do veículo.

2- Testemunhas - Olhe em volta e procure por pessoas que tenham visto o acidente. Pergunte se elas testemunhariam. Em caso afirmativo, anote nome e telefones para posterior contato.

3- Fotos - Temos hoje uma enorme gama de aparelhos celulares com câmeras. Por pior que seja a qualidade da imagem tire fotos. Uma imagem vale mais do que mil palavras, e, mesmo que de baixa qualidade, podem servir de prova.

Se você não possuir uma câmera, pergunte se algum dos curiosos tem. Peça que ele tire as fotos e anote nome e telefone para que possa obtê-las depois.

4- Remoção dos Veículos - Caso a situação gere risco para outras pessoas ou atrapalhe demais o trânsito de veículos, você deve removê-los.

Antes de fazê-lo porém faça você um "croqui" (desenho esquemático das ruas e posição em que os veículos estavam antes e depois do acidente).

Quando a autoridade policial chegar, mostre a ele o croqui que você fez para garantir que o croqui que eles fizerem se apareça o máximo possível com a situação real em que os veículos se encontravam.

Este passo é muito importante pois o croqui integrara o boletim de ocorrência, que pode ser decisivo na decisão de culpa.

Lembre-se ainda que existe a situação da culpa concorrente. Ou seja: se ambos não estiverem inteiramente certos (e portanto parcialmente culpados), cada qual tem a responsabilidade de arcar apenas com as suas custas, na proporção da culpa de cada um.

Agindo desta maneira as suas chances de ter seus prejuízos ressarcidos serão elevadas sobremaneira.

Caso você tenha sofrido um acidente e necessite de apoio jurídico, entre em contato conosco clicando aqui.

Gostou do Conteúdo? Ajude a Divulgar: